sábado, 28 de maio de 2011

AUTO APRESENTAÇÃO / SEU CARTÃO DE VISITAS / A ÉTICA PROFISSIONAL

Auto apresentação
            Às vezes se faz necessária a auto-apresentação. Um exemplo: quando somos convidados para uma recepção ou festa por terceiros, ou ainda quando nos é imputado representar um chefe entre outros.
         Caso você precise representar alguém, apresente-se da seguinte forma: "Meu nome é Gustavo, estou representado a empresa TAL, vim no lugar do Sr. Marcus".  
A importância do cartão de visita
            O cartão de visita se faz necessário para pessoas que queiram causar uma boa impressão social. Ter o cartão de visita é prático para quem faz contatos freqüentes e precisa ser lembrado e encontrado.
                   Se você ainda não possui, seria interessante elaborar um modelo, você poderá anexar em seu currículo, ou ainda entregar pessoalmente a pessoas que lhe interessem. Tenha sempre com você alguns cartões, afinal nunca se sabe quando conheceremos uma pessoa interessante.




 A troca de cartões sociais ou profissionais
Uso do cartão de visita
Primeiro: serão feitas as apresentações verbais e, em seguida, sugere-se a troca de cartões de visita. O cartão de visitas profissional deve ser entregue antes do começo da reunião.  
  
A importância de um aperto de mão
Pelo aperto de mão podemos identificar um pouco da personalidade de uma pessoa, ou pelo menos o que ela sentiu no momento em que cumprimentou você.
O aperto de mão correto transmitirá:
segurança,
 simpatia,
 confiabilidade, amizade, etc.
Cumprimento Verbal
O cumprimento verbal deverá ser claro no trabalho: sem demonstrar intimidades com quem quer que seja. O cumprimento verbal ainda será usado por e para pessoas que estejam gripadas, sentadas à mesa de refeições, ou que acabamos de conhecer.
Um cumprimento estilo "Bom dia", "Boa tarde" ou "Boa noite" é curto, mas expressa simpatia, principalmente antes de perg4untarmos algo, ou ainda quando apenas passamos por alguém rapidamente.  

Educando o tom de voz, gírias e jargões
Há pessoas que ao falarem não percebem, mas costumam falar alto demais enquanto se expressam verbalmente. Se você tem este defeito, eduque-se. Pense antes de falar, fale pausada e corretamente. Perceba o ambiente e com quem você está falando. Mas também não solte a voz como se estivesse cochichando, atinja o meio termo. Dê equilíbrio à sua voz.
Você sabia que a voz que sai da nossa boca não é igual àquela que chega às pessoas que estão nos ouvindo?
Agora, falando sobre gírias e jargões, evite-os principalmente em seu local de trabalho, ou se você for participar de uma entrevista; além de causar uma má impressão, mostra pouco conhecimento de vocabulário, ou mau uso do mesmo.

É t i c a
P r o f i s s i o n a l 

A ética é formada por um conjunto de valores morais, e o homem por sua vez é orientado por estes valores; por este motivo, pode ter várias visões em diferentes segmentos, pois depende da criação de cada indivíduo e do seu equilíbrio mental.

Esses valores morais são implantados no homem desde a sua infância. O homem, na sua fase adulta, terá seu “livro de ética” formado, podendo sofrer alterações conforme a sua evolução, não somente social, mas também cultural e espiritual. Antes de falarmos sobre a ética profissional, é muito importante que se compreenda que tanto a ética que rege o homem, como a que o faz crescer e sobressair-se profissionalmente, está ligada diretamente à ética que lhe foi “implantada”' na infância.

Esses valores éticos seriam: moralidade, religião, honestidade, idade, sexo, cor, etc. Dentre tantos valores éticos, ainda podemos ressaltar os valores que são construtivos e os que são destrutivos. São essas duas classificações as responsáveis pela nossa aceitação ou rejeição sociais. Sendo mais clara: é através dos valores construtivos e destrutivos que formamos a nossa consciência moral, a qual por sua vez nos dá suporte para avaliarmos o que é o bem e o que é o mal, ou o que é certo ou errado.

Dentro da ética profissional devemos nos avaliar e verificar os nossos conceitos, e então detectar as nossas falhas. Pode parecer piegas, mas se o homem que se acomodar diante da evolução comportamental, ele em breve estará perdendo as suas raízes sociais mais dignas. Não estou falando em mudanças de valores, mas sim da preservação e até mesmo do resgate dos antigos valores morais e religiosos. Num passado não muito distante, encontrávamos pessoas de nossas relações que nos ensinavam como base educacional social o respeito e os princípios de honestidade e lealdade. 


POSTADO DIA 28/05/200 ÁS 12:02H POR DAYANE FRANCIS SILVA
DE CELIA LEÃO - CONSULTORA DE ETIQUETA.

Nenhum comentário: