quarta-feira, 25 de maio de 2011

CORRETAGEM DE IMÓVEIS CRESCE COMO SEGUNDA CARREIRA

Profissionais de diversas áreas, como engenharias, medicina, direito, administração dentre outros, estão ingressando para o setor da corretagem de imóveis. A aceleração das vendas que cresceram 75% no primeiro trimestre, se refletiu na busca por corretores.
Oferecendo horários flexíveis e honorários de cerca de 6% a cada unidade vendida – em um imóvel de R$ 500 mil, por exemplo, o valor á ser recebido é de cerca de R$ 30 mil -  o setor atrai profissionais de diversas formações, da engenharia á medicina.
O requisito básico para o exercício da profissão é o curso Técnico em Transações Imobiliárias, o TTI, cujo diploma pode ser obtido em cerca de seis meses. Os corredores de Imóveis estão sendo considerados profissionais-empresas, oferecendo informações aos clientes sobre locação e venda de imóveis.

PUBLICAÇÃO DA REVISTA DO CONSELHO REGIONAL DE CORRETORES DE IMÓVEIS DE SÃO PAULO / CRECISP / ANO 03 – N° 04 – 2010 / PÁGINA 06  (WWW.CRECISP.GOV.BR)


TTI – Perfil de Vendedor e Cliente

Para você que está cursando TTI ou já é um corretor de imóveis, hoje daremos algumas dicas para que possa identificar tipos de clientes e intenções de compra, e aperfeiçoar suas técnicas de vendas.
Os clientes têm diferenças entre si e essas diferenças precisam ser reconhecidas para conseguirmos realizar um bom trabalho.
Para isso, você deve se basear em conceitos básicos como o comportamento dos clientes:
É preciso prestar atenção em detalhes que o levam a tomar a decisão: seu perfil social, o tipo de emprego que ele tem, a faixa de renda, hábitos e costumes, modelo de decisão de compra, entre outras pistas que certamente serão muito úteis a você.
Você sabe que tipo de vendedor você é? Confira abaixo alguns tipos de perfis de vendedores:
- Tem o vendedor tradicional:
Que é aquele que só se importa em atingir determinado número de vendas.
- O vendedor imaturo:
Que é aquele que ainda não possui técnicas de vendas.
- O cowboy:
É o que tenta prender no laço qualquer um.
- O vendedor cometa:
Que no início vende mais por sorte do que por técnica.
- Tem o arrogante:
Aquele que se acha superior.
- O vendedor tímido:
Que apenas responde o que o cliente pergunta.
- E o irresponsável, ou antiético:
Que inventa qualidades no produto só para conseguir comissão.
O vendedor ideial: é que ele entenda as metas da empresa, procure vender da melhor forma possível e conhecer o mercado, além de ser confiável.
Mas, temos que concordar que assim como os vendedores são diferentes entre si, os clientes também são!
- Tem o cliente sabe-tudo:
Que é aquele que gosta de expor seus conhecimentos.
- Tem também o cliente arrogante:

Que é aquele que adora contar vantagem.
- Tem ainda o importante de fato:

Que toma decisões rápidas e definitivas.
- Tem o cliente amigo:

Que conversa sobre assuntos pessoais.
- Tem também o cliente retraído:

Que é aquele tímido e indeciso.
- E, por fim, temos o cliente analista de preço:

Que é aquele que vê no preço o fator decisivo.
Mas é claro que esses perfis variam e uma pessoa pode, inclusive, ter mais de um deles.
Um bom atendimento, uma venda realizada com confiança e honestidade, é matéria-prima fundamental para que esse cliente sempre volte a desejar os serviços da empresa.
Ter responsabilidade também é um fator extremamente importante para realizar uma venda eficiente. Cumprir prazos, prometer apenas o que pode ser realizado e não criar atributos falsos aos produtos ou serviços são atitudes fundamentais para não manchar a imagem do vendedor e da empresa.
Por fim, é preciso ressaltar que o prazer em vender e o entusiasmo realmente vendem. Esses atributos motivam as vendas, além de tornarem o trabalho mais prazeroso.

FONTE:
blog.redecolibri.com.br/category/dicas-de-atendimento/ ACESSO DIA 18/04/2011 ÁS 15:45H.


Marketing imobiliário: um futuro promissor na web

O uso da web na busca por imóveis já supera classificados de jornais impressos, segundo uma recente pesquisa realizada pelo IBOPE. Compradores de imóveis que usam a internet passam mais tempo pesquisando por conta própria e usam o tempo do corretor de maneira mais eficiente e produtiva.
A necessidade de crescimento fez com que diversas empresas do mercado imobiliário repensassem sua estratégia de marketing e buscassem explorar novas formas de propagar seus produtos. Em tempos de incertezas, investimentos que trazem retornos mensuráveis se tornaram ainda mais importantes e a Internet é o meio onde a “mensuração” é o diferencial. “Com uma queda em 2008, o mercado imobiliário está se recuperando do crash mundial e a necessidade de investimento em marketing digital é a enorme concorrência no setor”, diz Gueta Ridzi Kathar, da Homewebbing, agência de marketing digital.
É cada vez mais comum a pesquisa por apartamentos e casas pela web antes da visita pessoal ao local. “Muitas pessoas consultam a internet para colher informações e ver fotos do empreendimento. As pessoas estão sem tempo no seu dia a dia e a internet é a solução ideal neste processo de primeira procura”, complementa Sergio Coelho, diretor da Homewebbing. O investimento das empresas do setor imobiliário em marketing digital é proporcional ao VGV (Valor geral de vendas) e depende de construtora pra construtora.
“Cada vez mais as empresas querem investir em soluções de geração de leads, de prospect para possíveis venda”, ressalta Sergio. Em sites de imóveis os itens mais valorizados são: fotos e informações detalhadas, informações sobre vizinhança, mapas e rotas de como chegar ao local.

FONTE:
blog.redecolibri.com.br/category/dicas-de-atendimento/ em 18 de abril de 2011.

O TECNICO EM TRANSAÇÕES IMOBILIÁRIAS

É o profissional que planeja, executa, controla e avalia as ações de compra, venda e locação de imóveis com base na compreensão da organização do ramo imobiliário. Registra as avaliações de transações imobiliárias. Executa registro e transferência de imóveis junto aos órgãos competentes. Inscreve imóveis no cadastro da imobiliária, apresenta os imóveis aos clientes potenciais e orienta investimentos na atividade. Identifica e aplica os parâmetros de uso e ocupação para lotes urbanos e parcelamento rural. Lê e interpreta projetos e mapas. Acompanha a movimentação do mercado para antever tendências que afetam o empreendimento.

FONTE: (CRECISP -WWW.CRECISP.GOV.BR)