domingo, 29 de maio de 2011

COMPORTAMENTO DO CORRETOR EM RELAÇÃO Á PALESTRAS E ATENDIMENTO

Um profissional de vendas motiva equipes, orienta exposições de produtos e serviços, apresenta estratégias de vanguarda em marketing; e nesse perfil de mostrar o que sabe locutores, pregadores, conferencistas, jornalistas advogados, corretores e professores atuam como os profissionais da palavra. Referências internas expressivas como comunicadores elaborando corretamente perguntas em momentos apropriados, montando e expondo trabalhos em seminários, fazendo entrevistas para estágios profissionais.
Os corretores Em âmbito social; como cidadãos e membros ativos de uma comunidade, são convidados a presidir solenidades, apresentar, entregar e receber prêmios, homenagear, orientar nossos clientes. Aqueles corretores que procuram adquirir habilidade em expressar-se estão colocando como meta a conquista básica em oratória que é a desenvoltura em organizar os pensamentos e emoções, e exprimi-los sem dificuldades, em pé diante de um grupo de pessoas.

ü      Convencer uma pessoa ou um grupo de pessoas sobre a sua maneira de pensar;
ü      Persuadir ou Comover os ouvintes na direção das suas idéias e crenças
ü      Vender habilmente seus produtos e serviços;
ü      Conquistar amplo espaço profissional, social e interpessoal através do ouvido empático e do bem expressar-se;
ü      Transmitir segurança, profundidade e convicção nas idéias;
ü      Expor com lógica, clareza e perfeita adequação do vocabulário;
ü      Adquirir congruência entre a expressão verbal e a expressão não-verbal;
ü      Formar um campo gravitacional em torno de suas idéias e possibilitar a
           mudança.

Existe uma grande diferença entre estarmos sozinhos e estarmos diante
de um grupo de pessoas que nos aguardam como orientadores de um conjunto
de idéias sobre uma determinada área do conhecimento humano. È necessário que tenhamos:

Aparência agradável:

Pois dificilmente mudamos a primeira impressão que tivemos de alguém.
Portanto, é altamente recomendado: Manifestar equilíbrio através da aparência física, isso implica estar trajado adequadamente, inclusive observar os ditames da moda e da cultura local caso seja apropriado usar algum ornamento, que seja adequado e sem ostentação ou exagero, de tal modo que a jóia ou adereço não roube a atenção que deveria ser orientada para a seqüência das idéias de quem fala. Uma boa noite de sono é essencial antes de qualquer fechamento de negócio.
È importante decidir de antemão a imagem que você deseja passar para o público. Estude-se em um espelho para saber a impressão que você causa, e
não vista nada que possa servir para distrair a platéia.Como é difícil julgar a própria aparência e a impressão despertada por ela, peça opiniões e sugestões a amigos e colegas sobre sua imagem e de como melhorá-la.
Clareza: a fluência e amplitude do vocabulário permitem a correta construção dos pensamentos viabilizando a expressão da idéia, facilitando sua compreensão.

POSTURA

Expressa quem somos e o nosso grau de desenvoltura: seja em pé ou
sentado, esteja sempre com naturalidade. Quando estiver em pé, apóie o peso
do corpo sobre as duas pernas; mantenha-se sempre de frente para o auditório, nem arcado para a frente, que demonstra medo, insegurança, nem arcado para trás, pois também demonstra medo e insegurança, apenas disfarçado sob a aparência da arrogância.

Ø      Cabeça: naturalmente alinhada sobre os ombros, ereta, evite abaixar os olhos enquanto fala, pois a perda de contato com os olhos do orador, faz baixar o interesse no que esta sendo falado.
Ø      Braços: quando não estiver gesticulando, devem estar caídos ao lado do
           corpo, e quando sentado, naturalmente apoiado sobre as pernas ou
           mesa.      
Ø      Expressão corporal forte: fazer uso também da mímica, da linguagem
           não verbal ao expressar suas idéias.
Ø      Ao expressar-se em pé-não se apóie em cadeiras, mesas, quadro-negro, evite isso, seja seu próprio eixo de apoio.

ASPECTOS FÍSICOS

Essas observações são pertinentes ao domínio do público. Trata-se da congruência entre o que o orador expressa verbalmente e o que expressa fisicamente através da postura, dos gestos, do olhar, e dos movimentos que faz
com o corpo enquanto fala. Farei também menção e analise dos cacoetes físicos, pois se constituem em fator dispersivo à comunicação.

GESTOS

Enquanto as palavras transmitem as idéias, os gestos expressam os sentimentos. O discurso eloqüente exige uma perfeita harmonia entre a comunicação verbal e a não verbal, entre idéias e emoções, entre os conceitos e os exemplos. Os gestos não se restringem aos movimentos das mãos, mas referem-se a tudo que manifestamos exteriormente; passo atrás, à frente, sorriso, testa franzida, diferentes nuances de olhar, posição dos ombros, posição do corpo para frente ou para trás.
Os gestos são uma extensão do aparelho fonador, é a luta do corpo para expandir e ilustrar o que a voz quer transmitir. Observações essenciais relativas aos gestos: O que melhor caracteriza a expressão física é a autenticidade: qualquer gesto nasce do interior e se manifesta em sua fisionomia, mãos, pés e todo o corpo; porém podem ser treinados, refinados, enriquecidos e adaptados aos mais diversos assuntos os gestos devem acontecer segundos antes ou serem simultâneos à expressão verbal.Os gestos, não podem ser espalhafatosos, exagerados, mas comedidos, sempre acima da linha da cintura e abaixo da linha dos olhos; devem ser flexíveis e variados:há pessoas que por temperamento, convívio familiar, ou inibição dispõem de poucos gestos, sua gesticulação é limitada e repetitiva.
CACOETES FÍSICOS

São jeitos e trejeitos executados pelo vendedor ou palestrante enquanto explana suas idéias. Prejudica a plasticidade da comunicação e desloca a atenção dos clientes em detrimento do entendimento e assimilação do assunto.
Porque são executados?
Por mero hábito; para desviar a atenção clientes (ouvintes) sobre a pessoa do palestrante ou vendedor, ou ainda por nervosismo, objetivando aliviar a tensão nervosa.
Alguns cacoetes mais comuns:

ü      Colocar e tirar os óculos e depois recolocá-los no lugar repetidas
           vezes;
ü      Coçar a nuca, as faces, a barba, o queixo, a cabeça ou o nariz;
ü      Ajeitar o paletó que vai apertando a medida que o orador se
           movimenta e gesticula;
ü      puxar a calça para cima;
ü      Apoiar as mãos nos bolsos ou na cintura;
ü      alinhar o cabelo repetidamente;

Mecanismos para eliminá-los:

ü      Ter consciência do problema e da necessidade de superá-los;
ü      Identificar o que o motiva a fazê-lo;
ü      Canalizar a tensão nos gestos, movimentos e tom da voz;
ü      Evitar conscientemente executá-los.

Em atendimento não devemos buscar fórmulas, mas princípios adaptáveis à nossa estrutura pessoal. Que por sua vez deverão ser praticados conscientemente até constituir-se em hábitos, os quais serão perfeitamente integrados à nossa maneira de expressar-nos.

A VOZ

A voz é uma atriz que interpreta o papel da idéia. É um dos instrumentos mais poderosos que o ser humano possui. Saber utilizar bem a voz significa, muitas vezes, o sucesso em muitos de nossos empreendimentos. Portanto, um
capitulo de fundamental importância num bem atendimento é a dicção ou califasia, que permite a melhora significativa na impostação da voz.
A comunicação verbal acontece em quatro níveis: a palavra, a colocação da palavra na frase, a inflexão e entonação e o realimentação do que foi falado. Jamais fale dirigindo-se somente as pessoas mais próximas, pois isso o impede de comunicar-se com as demais pessoas do auditório. A voz será agradável, se o orador evitar a monotonia, procurando modular a voz, variando a altura, volume intensidade, e a velocidade, com acentuação adequada ao articular às frases. Sentindo as palavras que fala, saberá dize-las expressivamente.

POSTADO POR DAYANE FRANCIS SILVA














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